Os Ásanas são posturas psicofísicas que buscam trabalhar a estabilidade física, mental e energética. Atuando do nível mais denso que é o corpo físico para o nível mais sutil que é a mente, onde há uma distribuição de energia nesses níveis de uma forma equilibrada que quebra a barreira do eu interno com o eu externo.
Os ásanas precisam ser firmes, confortáveis e ter uma respiração consciente. Eles também requerem força, equilíbrio e flexibilidade, que vamos adquirindo com a prática constante.
E para obter os melhores resultados durante a realização dos ásanas é preciso vivenciar suas principais características que são:
- Dharana – que é concentração, o corpo e a mente está inteiro na prática, estando totalmente presente.
- Dristhi – fixação do olhar, melhora a visão e combate a mente dispersiva.
- Pranayama – é o gerenciamento ou controle da energia vital que é realizada através de exercícios respiratórios.
- Nyasa – vivência, sensações de força, vigor, mentalizar a técnica e se concentrar nos músculos certos. A mente tem que estar focada no ásana e em tudo aquilo que ele representa, assim é possível fazê-lo intensamente.
- Bhava – amor, acreditar no seu ásana e você esculpe seu ásana de dentro para fora, fazendo o seu melhor.
- Mánasika – mentalização, alimentar a imaginação. Você imagina o que ser, onde quer ir, onde quer chegar e mentaliza o ásana antes e faz em seguida.
- Mimãnsa – investigação, você percebe o seu organismo, auto-observação, auto investigação. É executar o ásana e investigar o que ele produz em seu organismo físico e mental.
- Sadhana- é uma prática constante e diária onde a vida é um treinamento de aprimoramento. É ter disciplina para levar a prática do Yoga para todos os aspectos da nossa vida.
“Nosso corpo é o arco e os asanas as flechas para atingir o alvo – a alma.” Iyengar